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Escola de Yoga - Pranayama

Artigos Sobre Yoga!

Qual o melhor alimento antes e depois da prática de Yoga? (Nov.2017)

Qual o melhor alimento antes e depois da Prática do Yoga? “Que seu remédio seja seu alimento, e seu alimento seja seu remédio” (Hipócrates).

A prática indiana nos ensina como cuidar do corpo de forma saudável e ética. As escrituras iogues preconizam 3 tipos de combinações:

1. Alimentos Sattvicos - Acalmam a mente e trazem equilíbrio (frutas frescas, grãos, leites e derivados, legumes e folhas).

2. Alimentos Rajasicos - Geram energia (pimenta, alho, cebola, chá, café, açúcar, sal).

3. Alimentos Tamasicos - Geram confusão mental, dificultam a meditação, são alimentos sem vida ou energia vital (alimentos velhos ou requentados, alimentos artificiais, frituras, doces, carnes, ovos, álcool, drogas, etc.).

Baseado nessas informações segue abaixo sugestões de alimentos e combinações alimentares para o praticante de Yoga ou para aquelas pessoas que queiram vivenciar alternativas mais nutritivas e equilibradas energeticamente em sua rotina alimentar.

Observação Importante - Trata-se de uma reeducação alimentar e não uma dieta pronta, indicada especialmente para os dias da prática do Yoga. Alimentos indicados e suas combinações Aveia é uma fibra solúvel que oferece grande saciedade, fonte de magnésio, um mineral importante para evitar cãibras durante a prática.

MANHÃ Se possível fazer a prática em jejum, ou pelo menos 2 horas depois do desjejum com uma das opções abaixo. Para quem fizer a opção do jejum antes da prática matinal, as opções abaixo são interessantes também para o seu desjejum após a aula.

1. Mingau de aveia com quinoa + leite vegetal ou animal. Ou 1 banana amassada com aveia e canela em pó.

2. Vitamina feita com 1 das frutas indicadas a seguir + aveia + quinoa + leite vegetal. Frutas indicadas - 1 banana ou 1 maçã ou 1 pera ou 2 colheres de sopa de abacate. Evite açúcares ou adoçantes, apenas o açúcar da fruta é suficiente.

3. Kefir em forma de iogurte com uma fruta batida ou em forma de coalhada; Sugestão de frutas - Morangos orgânicos ou 2 porções pequenas de coco fresco batidos com o Kefir.

4. Kombucha preparado com um dos chás sugeridos e frios Chá sugerido - Chá preto ou mate ou erva cidreira ou chá de abacaxi ou chá de maracujá. Outra sugestão para adicionar ao Kombucha são os sucos cítricos sem açúcar.

5. Mix de frutas frescas com castanhas - Combine sempre 2 frutas diferentes como: banana/maçã ou mamão/banana ou manga/banana ou banana/abacate picado. Junte 1 xícara de frutas picadas (da combinação acima) + 2 ou 3 castanhas trituradas.

6. Outra sugestão é acrescentar frutas secas ao seu mix feito acima. Utilize 1 fruta seca de cada - ameixa seca, damasco seco, tâmara seca picada e 6 uvas passas. Observação Importante - Isso acrescenta mais calorias e proteínas ao seu Mix (Opção 5).

Lembrando que 50g (3 a 4 unidades) castanhas do Brasil fornecem 310 kcal. Para que possamos usufruir dos benefícios, vitaminas e sais minerais das Castanhas do Brasil ou do Pará, assim como todas oleaginosas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de apenas 3 a 4 castanhas por dia.

7. Sucos Detox - Escolha uma das frutas - Abacaxi, ou abacate ou maçã ou pera; Bata com 2 folhas de alface ou 2 de couve manteiga (preferência orgânicos) + suco de 1 limão verde ou siciliano + 1 colher de sopa de chia. Obs. Sempre que for utilizar a chia, procure hidratá-la antes em água fria e filtrada, por no mínimo por 15 min. 8. Suco Vermelho com frutas e hortaliças - Fonte de vitamina C e antioxidantes Frutas e Hortaliças sugeridas - Morango, framboesa, romã, cranberry, mirtilo, cenoura, beterraba, aipo, salsinha.

Escolha uma fruta e uma hortaliça, bata no liquidificador juntamente com o suco de 2 laranjas, adicione 1 colher de sopa de chia hidratada ou ½ colher de sopa quinoa.

Sugestão de salada e lanches nutritivos para pré-aula a tarde ou à noite. (1 porção individual) 9. Salada Verde - 4 folhas de alface ou 2 de escarola ou 1 xícara de acelga ou 5 folhas de rúcula, junte com 3 castanhas trituradas + 2 fatias queijo de tofu ou queijo branco + 1 tomate picado (ou 5 tomates cereja) e tempere com mel, azeite, ervas e limão.

10. 1 tapioca feita com 3 colheres de sopa de polvilho, ou 2 fatias de torradas integrais.

Recheio para a tapioca ou torradas - 2 porções de queijo branco ou de tofu gratinado com azeite, sal, e ervas. Sugestão de frutas para incrementar a refeição - 1/2 mamão ou 2 fatias de abacaxi ou 1 maçã pequena;

11. Outra sugestão de acompanhamento para a tapioca ou torradas - Patê de legumes como - berinjela, ou cenoura com ervas e azeitonas, ou guacamole, ou ricota com cebolinha e azeite, ou escarola refogada com gergelim, ou espinafre refogado com ricota.

Sugestão de bebida é o suco de fruta natural.

NOITE 12. Se optar pelo jejum de mais de 2 horas antes da aula noturna, alimente-se depois com uma refeição leve e de fácil digestão como > Creme de legumes, brotos, frutas e legumes, ou você pode optar pelas opções de vitaminas ou mingau de aveia com quinoa.

IMPORTANTE: Sempre que possível, pelo menos nos dias de prática, dê preferência a alimentos orgânicos e integrais. Evite alimentos condimentados. Evite frituras e carnes. Beba em média 2 litros de água durante o dia, se não tiver problemas renais. Após a prática, espere pelo menos 30 minutos para fazer sua alimentação.

O jejum é uma prática interessante que age como um poderoso desintoxicante em nosso organismo, porém nem todas pessoas podem fazer, observe em sua prática como seu organismo reage ao fazê-lo, se houver grandes desconfortos faça uma alimentação leve como as opções sugeridas acima.

Namastê! Fonte: Livro - Saúde Integral com Medicina Ayurvédica- O guia completo para os ocidentais da mais tradicional escola da medicina indiana.

Dr. Frank John Ninivaggi Editora Pensamento. São Paulo. 2015.

Alimentação adequada para praticantes de Yoga segundo os doshas Conteúdo temático do curso de Yogaterapia concluído em 2014 no IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisa do Yoga).

Prof. Cleide Bimbato

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