separador

Escola de Yoga - Pranayama

Artigos Sobre Yoga!

YOGA (out/2012)

A palavra YOGA deriva do sânscrito YUJ, que significa juntar, unir, ou integrar. Podemos então definir YOGA como um sistema de integração entre corpo, mente e emoções.

Este sistema foi escrito por PATANJALI a pouco mais de 2000 anos atrás (o yoga-sutra), este define yoga como "chitta-vrtti-nirodhah" que significa (cessar os turbilhões da mente), portanto podemos ainda dizer que "yoga é um estado da mente".

Para se atingir este estado não é tarefa fácil, assim foram desenvolvidas técnicas que ajudam o praticante a percorrer este caminho. PATANJALI propõe oito passos neste sistema: YAMA, NIYAMA, ÀSANA, PRANAYAMA, PRATYAHARA, DHARANA, DHYANA e SAMADHI (sobre estes dissertaremos mais em outro artigo). Nas aulas começamos com nossa atenção em algo mais "palpável"(o corpo) para atingirmos algo mais sutil (a mente). Os ÀSANAS (posturas físicas) alongam e exercitam o corpo, ativam a circulaçâo sanguinea e ainda aumentam a provisão de oxigênio aos tecidos, aquietam e então estimulam a percepção do próprio corpo. Partimos para algo mais sutil, os PRANAYAMAS (técnicas respiratórias). A respiração atua como ponte para o sistema nervoso e por meio dessas práticas de pranayamas, é possível perceber o nível de profundidade de sua conexão com a mente.

Assim com àsanas e pranayamas nos preparamos para atingir este estado de calmaria mental e enfim caminharmos para a MEDITAÇÃO, onde nos desligamos das interferências externas e voltamos nossa atenção para nosso interior. Isto conduz o praticante a uma sensação de paz, relaxamento e bem estar.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

- compreensão e observação dos processos e atividades de seu organismo;

- aumento da capacidade de concentração e melhoria do desempenho mental;

- equilíbrio mental/emocional;

- postura correta (coluna vertebral ereta);

- respiração correta (profunda);

- aumento de resistência contra doenças;

- normalização do peso ideal;

- eliminação de distúrbios nervosos;

- melhoria da circulação sanguinea.

NAMASTÊ (o sagrado que habita em mim, saúda o sagrado que habita em ti)

por: Marco Antonio Prado

separador
2
separador